ENSINO

Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais realiza diplomação de 113 Capitães

“Turma Santos Dumont” homenageia o Pai da Aviação no sesquicentenário de seu nascimento
Publicada em: 04/09/2023 17:14
Imprimir
Fonte: UNIFA, por Major Figueiredo e Tenente Pollyana
Edição: Agência Força Aérea

A Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR), localizada no Rio de Janeiro (RJ), realizou, na sexta-feira (25/08), a diplomação da Segunda Turma do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (CAP 2/2023), no campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA). A cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal (COMGEP), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, e contemplou um grupo de 113 Oficiais.

A composição da mesa de honra contou, ainda, com o Diretor de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; do Comandante da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar; e da Comandante da EAOAR, Coronel Intendente Alessandra Maruyama Sinzato.

O orador da turma, Capitão Capelão Marcelo de Brito Beraldo, ressaltou a responsabilidade de terem escolhido um nome emblemático para representá-los. “Somos a Turma Santos Dumont. No ano em que celebramos 150 anos de seu nascimento é, indubitavelmente, uma honra e, ao mesmo tempo, um grande compromisso manter os adjetivos que coroam sua vida: dedicação, persistência, criatividade, disciplina, zelo, humildade, generosidade, respeito e tantas outras características que devem nortear a nossa história por onde passamos e para que a missão seja cumprida com fidelidade ao nosso amado e querido Brasil. Levemos em nossa mente e coração o pensamento do grande inventor: ‘Não se espante com a altura do voo. Quanto mais alto, mais longe do perigo. Quanto mais você se eleva, mais tempo há de reconhecer uma pane. É quando se está próximo do solo que se deve desconfiar’. Ainda temos muito a voar e colaborar com a nossa Pátria”, ressaltou.

O Capitão Engenheiro Leandro de Carvalho Monsores, primeiro lugar da Turma Santos Dumont, recebeu das mãos do Tenente-Brigadeiro Reis o certificado e a “Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo”, destinada a premiar e dar relevo intelectual a Oficiais e Praças com destaque acadêmico.

A Coronel Intendente Sinzato destacou que a turma tem em comum com o Pai da Aviação a determinação, a paixão, o brilho no olhar, a capacidade de sonhar, realizar, superar as adversidades, persistir e vencer. “Lembrem-se de que vocês são mais do que apenas títulos e realizações acadêmicas. São sujeitos mais completos, com competências técnicas, atitudes construtivas, valores sólidos e emoções autênticas. Orgulhem-se, a partir de agora, por ostentar em seus uniformes a Lâmpada Assíria [Distintivo do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica], que representa a luz do caminho a ser trilhado. Saibam que a Força Aérea, a partir de agora, deposita cada vez mais, em cada um de vocês, a confiança inabalável para o cumprimento da missão”, destacou.

Por fim, o Comandante do COMGEP, Tenente-Brigadeiro do Ar Reis, ressaltou a importância do curso na carreira dos Oficiais. “O CAP, na minha opinião, é o curso de pós-formação mais importante da Força Aérea Brasileira. É o que traz mais transformação, é o mais significativo. Aqui vocês aprendem sobre gestão, liderança, projetos. Em nome do nosso Comandante da Aeronáutica, eu saúdo a Turma Santos Dumont e parabenizo-os mais uma vez pela conquista. Façam a diferença e coloquem em prática os conhecimentos e habilidades adquiridos. A Força Aérea acredita em vocês!”, finalizou.

Fotos: Sargento Maia e Soldado Mascarenhas / UNIFA